O ano de 2015 foi até agora um dos melhores anos para o espirito artístico deste helder aqui. Em números, postei bem mais desenhos no blog, do que no ano de 2012, quando iniciei. Não acho que tenha sido o melhor dos anos pra horas de pratica e treino como foram 2010 e 2011, porem o pódio de terceiro lugar cai bem ao 15. Mas números não carregam o significado real do ano pra mim. 2015 foi especialmente feliz porque o ano de 2014 foi, em grande parte, um fiasco. Todos os projetos foram paralizados e o traço enfraqueceu (sad emoji). O rei tigre finalmente adormeceu e um ponto crucial de mudança se apresentou na porta. “Follow the flame or fall on the floor” ele disse. O capitão azul veio colocar a coroa amarela de lado e tomar o posto com o chapéu bicórneo revolucionário. Me deixa melancólico o fato de não ser mais este o tigre coroado, mas o menino tigre reina ainda de forma sutil em algum lugar em mim. (a very sad emoji).
O capitão azul, fruto de uma tendência discreta que surgia internamente nos últimos anos, fruto da revolução e da teimosia, tratou de colocar o trem nos eixos com as próprias mãos. A era do capitão trouxe a conclusão da serie de desenhos de julho, abriu espaço pra outras (sociedade do cedro) e modificou o estilo de desenho. Estabeleceu o desenho sem linhas e deu pra ele cores quentes. Passei a reconhecer algumas outras influencias incríveis, como o Matt Forsythe, Joao Ruas, Irena Freitas, Karl James Mountford, e mesmo alguns mestres mais notáveis como Frans Hals, William Blake, Jacques Luis David, etc. Mas talvez minha principal influencia esse ano tenha sido, não na pintura e no desenho, mas na musica de Sufjan Stevens.
Então, pra 2016 a expectativa é a melhor. Planejo recomeçar a sociedade do cedro e finalmente dar um rumo pros projetos relacionados a ela. Donna e Martin devem ficar de lado com exceção de alguns desenhos que eu ja comecei. Eu tenho gostado mais de fazer fanarts, então essa pode ser uma tendência pro próximo ano. Também existe uma serie de desenhos do capitão nos planos e uma historia em quadrinhos curta, que eu tenho atualizado bem aos poucos no instagram.
No fim, muito obrigado por acompanhar o blog, ou me seguir em alguma rede social ou por ter demonstrado seu apoio de alguma forma pra mim durante esse ano. Em 2015 eu tive vários daqueles períodos de crise criativa e em alguns momentos o apoio singelo de algumas pessoas me ajudou bastante a continuar me expressando pelo desenho. Então, obrigado amigos no instagram, facebook e twitter e visitantes desta nave blogger, sintam-se abraçados <3.
2016 vai ser um grande ano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário