quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Majestic Songbird


Um tributo ao artista que me inspira todos os dias
Sufjan é provavelmente meu maior influenciador no último ano (talvez de todos os tempos passados). Bom, eu ja disse isso um milhão de vezes e quem me conhece ja não aguenta mais me ouvir falar, mas o que ele cria tem um efeito muito singular e constante em mim. Os arranjos, metáforas, referencias mitológicas e símbolos que ele coloca nas musicas evocam imagens coloridas, teatrais e até espirituais na minha mente. Não é uma sensação que eu tenha observado com tanta facilidade em outros artistas que eu ouço e no trabalho do Sufjan é algo presente sempre. Há muita influência da musica dele especialmente no capitão azul, mas no geral vem dele a inspiração pra grande parte do que eu fiz em 2015.

Eu fiz ainda uma serie de prints pra demonstrar meu processo de pintura, porque duas ou três pessoas me pediram. Ta aqui no post completo, depois do "mais"

Meu processo ja variou muito. O mais atual é meio bagunçado, mas vou tentar explicar. Depois de ter a ideia eu faço um esboço dela no caderno/computador. É pra ser só a ideia, sem muitos detalhes e geralmente é só um monte de risco. Aos poucos vou atribuindo as formas da cabeça, do corpo e dos objetos. No fim coloco as cores uma layer abaixo e junto as duas layers. Dai corrijo mais algumas coisas e passo pro próximo processo.

Nessa imagem ainda da pra ver algumas linhas guia na cabeça. Elas vão se apagando a medida que eu vou colorindo por cima.


Esse é um processo bem destrutivo, pq todas as layers foram unidas. Por isso eu sempre salvo backups em um grupo, caso eu erre ou me arrependa de algo grande. Agora eu vou colorindo por cima de tudo. Primeiro o nariz, depois a pele, boca, os olhos e os cabelos. Nos cabelos eu coloco várias cores e tento manter algumas linhas “pretas” pra dar a ideia de sombra entre mechas. Nesse ponto ainda existem varias coisas que eu vou mudar no rosto, tipo distancia de olhos, tamanho de bochechas etc etc.

messy hair

Eu geralmente crio layer extras pra pincelar coisas que muito provavelmente vou errar bastante antes de acertar. Nesse caso eu abri uma layer nova pra fios de cabelo soltos.
Aqui eu comecei a pintar o corpo e pra me ajudar eu separei as asas. Apaguei a direita e dupliquei a primeira.
Aqui eu finalizei a pintura e adicionei uma serie de correções, que coloquei em outras layers, pra caso me arrependesse. Também adicionei alguma textura ali na roupa, que nada mais é que uma cor um pouco mais escura e o mesmo pincel, com o fluxo (flow) reduzido.
Adicionei os badges, corrigi o cabelo e mais alguns outros detalhes. Eu continuo adicionando coisas que não tenho certeza ainda em layers separadas porque talvez tenha que diminuir ou reposicionar elas.
Agora asas
Agora os detalhes das asas (numa layer separada)
Duplicar! *feitiço*
Aqui eu tive que "separar" o Sufj das asas. Pra isso eu adicionei sombra entre ele e elas usando a ferramenta "gradiente" do Photoshop.
Também coloquei um gradiente de amarelo pra adicionar luz nas bordas de cima das asas.
Pra corrigir as cores, eu geralmente uso a saturação. Mas nesse caso eu usei o color Balance, pra deixar os tons
amarelados e vermelhos moderadamente mais fortes. Também coloquei um gradiente marrom, pra adicionar alguma sombra no tronco inferior. No mais, tem novos detalhes, como as dobras das roupas. 
Finalmente, eu adiciono alguma textura. Agora.. existem formas diferentes de fazer isso. Da pra pincelar varias cores sobre a imagem com o pincel com um fluxo baixo (cores quentes, por exemplo) e daí mudar a mesclagem da layer das pinceladas pra algo mais leve no "Fill". Também da pra adicionar o "Noise" e o Photoshop tem um numero de variações. Da ainda pra acionar a textura de fotos de tecido, concreto, papel reciclado/de aquarela, madeira, areia etc etc. Eu geralmente vario entre a textura de foto e e as pinceladas coloridas.
Ta-da!!
Os brushes que eu uso são de um pack de um artista maravilhoso chamado Kyle Webster. Da pra comprar eles aqui.

2 comentários:

  1. muito obrigado por compartilhar teu processo!! sou muito fã do teu trabalho, e é o que ta me inspirando a voltar a desenhar depois de quase um ano parado. continua incrível sempre! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo como é ficar muito tempo parado também Rodrigo! Fico feliz em saber que de uma forma to ajudando. Muito brigado por compartilhar isso e pelas palavras :))

      Excluir