domingo, 3 de maio de 2015

Auto-retrato



Não costumo desenhar muito realisticamente, mas abri essa exceção pra fazer um auto-retrato. yay!!! eu melhorei bastante minha cara né, mas ainda ta parecido. meu pai disse que ta parecendo a Susan Boyle ??? Eu decidi não finalizar e não abrandar a diferença das sombras e das cores pra justamente não deixar totalmente realista. Eu quero que fique bem ``cru`` mesmo,  feito um sketch, justamente pra diferenciar da foto que eu me baseei. De fiel já basta a fotografia.
Tem um pouco do processo no resto do post, só clicar no ``Mais`` aqui:

Eu não tenho um sketch mais velho que esse primeiro print porque, sinceramente, achei que o desenho não ia vingar ... daí não registrei o processo. Tem muito disso. No início eu nunca acho que vale a pena terminar o desenho, mas acabo continuando e me surpreendendo.

A primeira coisa que eu fiz foi usar a imagem original pra definir umas coisas que teoricamente fariam meu rosto ficar reconhecível no desenho. Elas são: distancia das pupilas, distancia das narinas, distancia dos cantos da boca e a altura do nariz. Marquei com um ponto e dai fiz uns rabiscos genéricos (o preto mais escuro) que definiam o lugar do cabelo, sobrancelha, angulo da boca etc etc.

Eu peguei varias referências de cor da foto também. Ainda tenho muito problema em criar variação de cor que não seja um mero ``escurecer`` ou ``esclarecer`` de tom. Usar as cores da foto me ajuda a aprimorar isso, eu acho. No início o desenho fica uma bagunça desestimulante, mas daí com o tempo e um trabalho mais pontual nos detalhes, vai dando pra polir e ver um futuro.

Daí, olhando pra foto e corrigindo as cores com um pincel menor o resultado vai ficando mais agradável.


Depois disso eu só corrigi a saturação dos vermelhos, pra deixar a pele menos pálida :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário